sexta-feira, 26 de abril de 2013

Instituto Geológico ministra treinamento para avaliação de áreas de risco em São Sebastião


Treinamento teórico Foto: Maria José Brollo
 Treinamento prático Foto: Maria José Brollo

Equipe do IG ministrou no período de 23 a 25 de abril de 2013 treinamento no município de São Sebastião com o objetivo de capacitar a equipe municipal na percepção, reconhecimento e avaliação de áreas de risco.

A dinâmica do treinamento envolveu aulas teóricas, oficinas e exercícios práticos em campo em áreas de riscos que sofreram acidentes no verão de 2013, apoiando-se em estudos técnicos já elaborados pelo IG para o município (Carta de risco a movimentos de massa - 1996; Mapeamento de áreas de risco de escorregamentos e inundações - 2006; relatórios de vistoria técnica, etc).

Com este treinamento a equipe municipal terá melhores condições de realizar a atualização constante da cartografia de risco e monitoramento de sua áreas problemáticas, possibilitando uma melhor operação de planos preventivos de defesa civil e planejamento da ocupação do seu território.

Esta ação está apoiada pelo Termo de Cooperação entre IG e CEDEC e pelo Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e Redução e Riscos Geológicos. Ministraram o treinamento o geógrafo Rogério Rodrigues Ribeiro, o tecnólogo Eduardo de Andrade e as geólogas Lídia Keiko Tominaga e Maria José Brollo.