segunda-feira, 10 de junho de 2013

“Mobilidade urbana e impactos de deslizamentos e inundações durante os períodos chuvosos” foi objeto de discussão na oficina técnica coordenada por pesquisador do Instituto Geológico

Participantes debatendo com Paulo Cesar durante a Oficina

O Pesquisador do Instituto Geológico Paulo Cesar Fernandes da Silva participou como moderador na Oficina Técnica Desafios da Gestão de Riscos Urbanos no Grande ABC, realizado no dia 28 de maio de 2013 no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo. O evento foi coordenado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com apoio do Ministério das Cidades e da Universidade Federal do ABC.

Moderando uma oficina técnica em grupo formada por representantes dos municípios envolvidos, o pesquisador coordenou os trabalhos e os debates sobre: “Mobilidade urbana e impactos de deslizamentos e inundações durante os períodos chuvosos”, o grupo buscou estruturar ações conjuntas entre diversos órgãos para o enfrentamento de questões de natureza regional em relação à gestão de riscos urbanos no ABC.

Com o intuito de discutir as vulnerabilidades existentes e intervenções necessárias para a redução dos riscos e resposta a desastres naturais na região do Grande ABC, os debates apontaram para a necessidade de criação de grupos de trabalho para discutir e promover a articulação dos temas apontados durante a Oficina, bem como estabelecer uma agenda executiva para balizar o enfrentamento dos riscos ambientais comuns aos sete municípios que compõem o Consórcio e que impactam seu desenvolvimento.

Após o encerramento do evento, o pesquisador fez um balanço do encontro para o programa Repórter Diário. A entrevista na integra está disponível AQUI.