sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Pesquisador Científico do Instituto Geológico Dr. Fernando Cilento Fittipaldi falece em Rio Claro


Dr. Fernando Cilento Fittipaldi Foto: William Sallun

Bacharel em História Natural pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp de Rio Claro, Fernando Fittipaldi foi presidente do Conselho Superior do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, no período de junho de 1986 a agosto de 1992, nas gestões dos superintendentes Ana Maria de Almeida Camargo e José Carlos Cardoso.

Mestre e Doutor em Ciências na área de Paleontologia pelo Instituto de Geociências da USP, ingressou no Instituto Geológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente em junho de 1994. Trabalhou na definição da faciologia dos depósitos cenozoicos da Formação Rio Claro (Neógeno - Depressão Periférica do Estado de São Paulo). Fez o primeiro registro de ocorrência de tetrápodes (Fósseis) na Formação Santo Anastácio. Participou da elaboração da Bibliografia Analítica da Paleontologia do Estado de São Paulo, do período 1997-2000. Foi Diretor do Serviço de Comunicações Técnico Científicas de dezembro de 2001 a julho de 2007. A partir de 2007 atuou no Núcleo de Monumentos Geológicos do IG em ações de registro, conservação e divulgação do Patrimônio Geológico do Estado de São Paulo.

Seu último trabalho foi a participação ativa no Projeto Monumentos Geológicos da Região de Rio Claro (SP), especialmente nos estudos dos geossítios com conteúdo fossilífero.

O seu jeito reservado camuflava um cidadão com competência técnica e cultural. Profundo conhecedor da História e da Gastronomia, era apreciador de um bom azeite de oliva, denominando-o “a mãe de todos os pratos!”.

Além de muito atencioso e solícito, era dono de rápidas interlocuções eivadas de humor inteligente.

 Deixa saudades à todos os seus colegas do Instituto Geológico.