segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Pesquisadora do IG participa do "40th International Association of Hidrogeologists Congress - IAH 2013"

Claudia Varnier durante a exposição do seu trabalho
 
No período de 15 a 20 de setembro de 2013, a pesquisadora Claudia Varnier participou do "40th International Association of Hidrogeologists Congress - IAH 2013", realizado na cidade de Perth (Austrália). Este evento, organizado pela IAH (International Association of Hidrogeologist), é um dos mais prestigiados na área de hidrogeologia do mundo, pois reúne especialistas dos mais importantes centros em geoquímica isotópica, contaminação de águas subterrâneas, modelagem e gestão de aquíferos.

A pesquisadora apresentou o trabalho intitulado “Land urban occupation and groundwater contamination by nitrate: a complex relationship in the mid-western region of the Sao Paulo State (Brazil)”. Na ocasião, foi divulgada uma parte dos resultados inéditos correspondentes ao projeto de pesquisa “Padrões de ocupação urbana e contaminação por nitrato nas águas subterrâneas do Sistema Aquífero Bauru, centro-oeste do estado de São Paulo”, desenvolvido pelo Instituto Geológico (IG/SMA) em cooperação com o Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP) e a Universidade de Waterloo (Canadá). O trabalho ressaltou contribuições científicas pioneiras na área de hidroquímica do nitrogênio em aquíferos contaminados por sistemas de saneamento frente aos padrões de ocupação urbana. Além de grande alcance social, salienta-se que o problema de contaminação das águas subterrâneas por nitrato tem afetado inúmeros municípios paulistas e brasileiros.

A participação da pesquisadora neste congresso foi fundamental para conhecer os trabalhos similares desenvolvidos em outros países, permitindo uma troca de conhecimentos e interação com outras instituições de pesquisas.