sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Inscrições abertas para o V Seminário Estratégias para Redução Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo


O Instituto Geológico organiza em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e com o apoio do Banco Mundial, o V Seminário Estratégias para Redução Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo, para comemorar 127 anos de sua atuação geológica no Estado de São Paulo, 38 anos de existência e 25 anos de atuação sistemática na área de desastres naturais, iniciada com o plano de prevenção para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar em 1988.

O V Seminário Estratégias para Redução Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo abordará a importância das políticas de integração e articulação institucional, experiências nacionais e internacionais na análise de risco a eventos geodinâmicos, instrumentos técnicos e políticos da gestão de risco, situação de indicadores de desastres no Estado de São Paulo e a relação entre desastres de origem tecnológica e eventos geodinâmicos. Apesar do Brasil se situar em região geologicamente estável, o aumento do número de eventos relacionados a escorregamentos, erosões e chuvas, e a ocupação territorial de áreas instáveis, exigem que se discutam as causas e estratégias para a redução dos desastres naturais, desenvolvendo conhecimentos científicos e ferramentas tecnológicas com essa finalidade.

Durante o evento será assinado o Termo de Cooperação entre a Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Instituto Geológico e a Casa Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, para apoio técnico, assessoria e atendimento emergencial relativo a avaliação de riscos geológico-geotécnicos. Também haverá o lançamento da publicação Coleção Geonatural n. 02 “Você sabe o que é relâmpago?”.

O Seminário Estratégias para Redução Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo, realizado anualmente é um evento aberto à toda comunidade, em especial volata-se a servidores públicos municipais e estaduais da área de gestão de risco e desastres, comunidade acadêmica e ativistas do tema.

PROGRAMAÇÃO

INSCRIÇÃO.