sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

PROGRAMAÇÃO - V SEMINÁRIO ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DE RISCOS E DESASTRES A EVENTOS GEODINÂMICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

10 e 11 de dezembro de 2013
Auditório Anfiteatro Augusto Ruschi - Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Avenida Professor Frederico Hermann Júnior, 345, Alto de Pinheiros - São Paulo - SP
Realização Secretaria do Meio Ambiente e Casa Militar, por meio do Instituto Geológico e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Governo do Estado de São Paulo

Apoio: Banco Mundial

Objetivo

Avaliar estratégias e ações de redução de risco e desastres em níveis estadual, regional e internacional com base na discussão das políticas de integração e articulação institucional, métodos de análise e monitoramento de risco a eventos geodinâmicos, situação de indicadores de desastres no Estado de São Paulo e a relação entre desastres de origem tecnológica e eventos geodinâmicos. Adicionalmente serão assinados termos de cooperação e lançamento de publicação sobre o tema. Espera-se que as instituições participantes estabeleçam uma agenda de trabalho e de aprofundamento dos temas do evento, em especial, a melhoria e compartilhamento de cadastro de eventos e danos e a uniformização de conceitos e métodos de mapeamento de risco, em busca do fortalecimento dos vínculos institucionais e a melhoria da gestão de risco de desastres no ano de 2014.

Público Alvo

O seminário é aberto à toda comunidade com foco em servidores públicos municipais e estaduais da área de gestão de risco e desastres, comunidade acadêmica e ativistas do tema. O perfil esperado dos participantes é o de gestores e executores de políticas públicas de redução de risco, acadêmicos envolvidos na melhoria da gestão de risco de desastres e transferência de conhecimento e profissionais dos segundo e terceiro setores que se interessem em prover serviços e suporte às políticas públicas de redução de risco de desastre.

Programa


10 de dezembro de 2013, terça-feira, das 08:30h às 17:30h

08h30 - Credenciamento

Painel de Abertura O papel da Geologia na gestão de risco e desastres e suas relações com a Defesa Civil

09h00 - Atuação do Instituto Geológico. Ricardo Vedovello - Diretor Geral do Instituto Geológico.

09h10 - Atuação do Departamento de Recursos Minerais - DRM - Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro. Flavio Erthal - Diretor Presidente - DRM, Rio de Janeiro.

09h20 - Atuação da Minerais do Paraná - MINEROPAR. Marcos Vitor Fabro Dias - Diretor Técnico - MINEROPAR, Paraná.

09h30 - O papel articulador da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil - CEDEC do Estado de São Paulo na gestão de risco de desastres relacionados a eventos naturais. Major PM Walter Nyakas - Diretor do Departamento de Defesa Civil.

09h40 - Atuação do Banco Mundial na gestão de risco de desastres. Frederico Ferreira Pedroso - Especialista em Gestão de Risco de Desastre, Departamento de Desenvolvimento Sustentável, Brasil, Banco Mundial.

Painel Análise de risco a eventos geodinâmicos e proteção civil

09h50 - Iniciativa de Modelamento Probabilístico de Risco (CAPRA). Fernando Ramirez - Especialista Sênior em Gestão de Risco a Desastres do Banco Mundial.

10h30 - Intervalo para café

11h00 - Proteção Civil Contra Desastres Geológicos no Estado do Rio de Janeiro. Cláudio Palmeiro do Amaral - Diretor de Geologia - Departamento de Recursos Minerais - DRM, Rio de Janeiro.

11h30 - Diferenças na análise de risco a instabilidade de taludes em solos tropicais e maciços rochosos: exemplos da Colômbia. Hernán Eduardo Martínez Carvajal - Professor Adjunto - Universidade de Brasília.

12h00 - Debates - Coordenação: Paulo Cesar Fernandes da Silva - Pesquisador Científico - Instituto Geológico

12h30 - Intervalo para almoço

Painel Gerenciamento de risco e desastres: monitoramento e análise de eventos naturais e tecnológicos

14h00 - Monitoramento em tempo real de variáveis climáticas e geotécnicas por meio da instalação de sensores “in situ”. Rodolfo Moreda Mendes - Diretor do Núcleo de Laboratório de Análises Geológicas do Instituto Geológico.

14h30 - Mapeamento de risco associado a eventos geodinâmicos no Estado do Paraná e perspectivas para a gestão. Marcos Vitor Fabro Dias - Diretor Técnico - MINEROPAR.

15h00 - O Plano de Contingência para o Polo Industrial de Cubatão: ações e obras para redução do risco a eventos geodinâmicos. Claudio Luiz Ridente Gomes - Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas-IPT.

15h30 - Intervalo para café

16h00 - Desastres ambientais com produtos químicos na região da Serra do Mar. Marco Antonio José Lainha – Setor de Operações de Emergência – EIPE- CETESB.

16h30 - Debates -Coordenação: Ricardo Vedovello - Diretor Geral - Instituto Geológico

17h00 - Encerramento

11 de dezembro de 2013, quarta-feira, das 08:30h às 12:30h

08h30 - Credenciamento

Painel A importância da articulação institucional e do conceito de sistema de defesa civil na gestão de risco e desastres

09h00 - O Sistema Integrado de Defesa Civil do Estado de São Paulo - Cel. PM. Marco Aurélio Alves Pinto - Secretário de Estado da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil.

09h15 - Importância da gestão ambiental na redução de riscos e desastres. Bruno Covas - Secretário de Estado do Meio Ambiente.

Assinaturas de termos de cooperação e de gestão e lançamento de publicação

09h30 - Termo de Cooperação entre a Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Instituto Geológico e a Casa Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, para apoio técnico, assessoria e atendimento emergencial relativo a avaliação de riscos geológico-geotécnicos.

Lançamento da publicação: Coleção Geonatural n. 02 “Você sabe o que é relâmpago?”

Gustavo Armani - Pesquisador Científico - Instituto Geológico

09h45 - Construindo Cidades Resilientes. Sidnei Furtado - promotor da Organização das Nações Unidas (ONU) para Cidades Resilientes e Diretor da Defesa Civil de Campinas.

Painel Situação dos indicadores de desastres no Estado de São Paulo; biogás e potencial de desastres

10h30 - Os registros do SIDEC - Sistema Integrado de Defesa Civil - 1º Tenente PM Cíntia Pereira Torres Oliveira - Diretora do Núcleo de Apoio, Divisão de Gerenciamento de Emergências, Casa Militar do Estado de São Paulo.

10h45 - Iniciativa de Modelamento Probabilístico de Risco (CAPRA). Fernando Ramirez - Especialista Sênior em Gestão de Risco a Desastres do Banco Mundial.

11h00 - Intervalo para café

11h30 - Os registros do Banco de Dados de Desastres Naturais do Instituto de Pesquisas Meteorológicas - IPMet. Geórgia Jorge Pellegrina - Assistente de Suporte Acadêmico, Instituto de Pesquisas Meteorológicas - IPMet, UNESP, Bauru.

12h00 - Os registros de atendimentos e de notícias de mídia do Instituto Geológico: aplicação para a correlação entre chuvas e deslizamentos. Jair Santoro - Diretor do Núcleo de Geologia de Engenharia e Ambiental, Instituto Geológico.

12h30 - Acumulações de biogás em sedimentos quaternários da bacia sedimentar de São Paulo: importância para a prevenção de desastres. Guilherme do Carmo Novaes - Graduando em Geofísica, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, IAG-USP.

13h00 - Debates - Coordenação: Cláudio José Ferreira - Pesquisador Científico - Instituto Geológico

13h30 - Encerramento