quinta-feira, 6 de agosto de 2015

SMA disponibiliza Plano de Informação das Unidades Homogêneas de Uso e Ocupação do Solo Urbano (UHCT) do Estado de São Paulo


A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), com a parceria técnica do Instituto Geológico (IG), contratou a elaboração das Unidades Homogêneas de Uso e Ocupação do Solo Urbano (UHCT) do Estado de São Paulo.

Este mapeamento foi elaborado no âmbito do projeto “Delimitação de sub-bacias, estruturação de base de dados do meio físico e delimitação de unidades homogêneas de uso e ocupação do solo urbano”, financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

A UHCT constitui um sistema de classificação hierarquizado e multinível. As entidades gráficas (polígonos) deste sistema, associadas à uma tabela de atributos, representam as menores unidades geográficas de análise do uso e do padrão da ocupação urbana, resultantes da associação ou combinação de diferentes elementos da paisagem que definem padrões espaciais específicos. Esta abordagem metodológica consiste na setorização ou parcelamento do território em áreas com características semelhantes quanto a determinados aspectos físicos, forma e textura intrínsecos da ocupação. Neste trabalho, as áreas urbanas de uso residencial/comercial/serviços foram classificadas quanto aos atributos: densidade da ocupação, estágio da ocupação e ordenamento urbano.

Para mais informações consulte a FICHA TÉCNICA