segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Pesquisador do Instituto Geológico ministra palestra sobre Conservação da Geodiversidade durante o 2º Curso de Introdução ao Manejo de UCs

Foto: José D. Senhorinho

O pesquisador do Instituto Geológico (IG), Rogério Rodrigues Ribeiro, ministrou palestra sobre “Conservação da Geodiversidade” durante o primeiro módulo do 2º Curso de Introdução ao Manejo de Unidades de Conservação, realizado na sede do Instituto Florestal (IF) nos dias 24 a 28 de agosto de 2015.

O curso foi voltado a profissionais e estudantes com atuação em meio ambiente e ofereceu formação básica direcionada ao planejamento e manejo de Unidades de Conservação (UCs). Dentre os diversos assuntos abordados estão: A história da conservação em São Paulo e no Brasil, a evolução e consolidação das categorias de UC; o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC); a conservação da biodiversidade, geodiversidade e recursos hídricos; o uso de geotecnologias no planejamento e gestão de UCs; os planos de manejo e zoneamento; as Reservas Particulares do Patrimônio Natural; o pagamento por serviços ambientais e o licenciamento ambiental. Também foram realizadas atividades de campo pelo Parque Estadual Alberto Löfgren e dinâmicas de grupo.

Além do pesquisador do IG, o corpo docente foi composto por pesquisadores e técnicos do IF, da Fundação Florestal (FF) e da Companhia Ambiental do Estado e São Paulo (Cetesb). Ao todo, participaram 40 alunos. O segundo módulo será ministrado nos dias 28 de setembro a 02 de outubro de 2015.