sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Instituto Geológico promove VII Seminário para redução de riscos e desastres


Nos dias 18 e 19 de novembro de 2015, o Instituto Geológico (IG), órgão da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), promoverá o VII Seminário Estratégias para Redução de Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo. O evento será realizado no auditório Augusto Ruschi, na sede da SMA, a partir das 8h30.

O evento tem com objetivo avaliar estratégias e ações de redução de risco e desastres em níveis local, estadual e nacional desenvolvidas em 2015. Será enfatizada as relações da gestão de risco de desastres com as mudanças climáticas, em atenção à realização, de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015, da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21) e da gestão de risco de desastre no Setor de Logística e Transporte, em atenção às políticas setoriais do Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e de Redução de Riscos Geológicos (PDN), instituído pelo Decreto Estadual no 57.512, de 11 de novembro de 2011.

Visando fortalecer a cooperação para o pacto federativo será apresentado um balanço das ações dos Estados do Rio de Janeiro e Paraná, por meio dos respectivos serviços geológicos estaduais, DRM e MINEROPAR e no nível nacional as ações do Serviço Geológico Nacional (CPRM).

O temário abordará avaliação e mapeamento de risco, estratégias para evitar, reduzir, mitigar e erradicar o risco, monitoramento de risco e sistemas de informações e formas de capacitação e disseminação de agenda propositiva para gestão de risco de desastres.

O seminário é aberto a toda comunidade interessada no tema com foco em servidores públicos municipais e estaduais da área de gestão de risco e desastres, comunidade acadêmica e sociedade civil organizada. O perfil esperado dos participantes é o de gestores e executores de políticas públicas de redução de risco, acadêmicos envolvidos na melhoria da gestão de risco de desastres e transferência de conhecimento e profissionais dos segundo e terceiro setores que se interessem em prover serviços e suporte às políticas públicas de redução de risco de desastre.

Para ver a programação preliminar CLIQUE AQUI

Para realizar sua Inscrição CLIQUE AQUI