quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Instituto Geológico participa do 14º Simpósio de Geologia do Sudeste em Campos do Jordão





Entre os dias 26 a 29 de outubro de 2015 a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) promoveu o 14º Simpósio de Geologia do Sudeste (SBG), o 8º do Cretáceo do Brasil e o VI Simpósio Nacional de Ensino e Histórias de Ciências da Terra (EnsinoGeo) em Campos do Jordão.

O Simpósio teve como tema central “A Importância dos Recursos Naturais na Economia Brasileira”, e contou com sessões técnicas nas áreas de: Bacias Sedimentares, Recursos Minerais e Hidrocarbonetos, Geotectônica e Evolução Crustal, Geodinâmica do Cenozoico, Geotecnologias, Ensino e Divulgação em Geociências e Geociências Aplicadas e Ambientais.

O Instituto Geológico (IG) apoiou a realização do evento, organizando e participando de mesas redondas, comissão científica, coordenação de sessões técnicas, apresentações de trabalhos e com estande de divulgação, onde foram distribuídas publicações desenvolvidas na Instituição com resultados de trabalhos realizados pelos pesquisadores e técnicos.

O pesquisador William Sallun Filho participou da comissão científica e da coordenação da Sessão Técnica 4 - Geodinâmica do Cenozóico, e a pesquisadora Lídia Keiko Tominaga coordenou a Sessão Técnica 7 - Geociências Aplicadas e Ambientais, além de apresentarem trabalhos.

Durante o evento o Diretor Geral do Instituto Geológico (IG) Ricardo Vedovello coordenou a Mesa Redonda: “Contexto atual da gestão de riscos de desastres no Estado de São Paulo”, Dr. Vedovello representou a Secretária do Meio Ambiente Dra. Patrícia Iglecias na ocasião. A mesa contou ainda com a participação do Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil Cel. José Roberto Rodrigues de Oliveira; do Prefeito de Campos do Jordão Sr. Frederico Guidoni Scaranello; do Especialista Ambiental do Instituto Geológico Eduardo de Andrade e da Geóloga do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Dra. Andrea Fregolente Lazaretti.

Ao todo foram apresentados 13 trabalhos científicos entre posteres e apresentações orais que envolveram cerca de 20 profissionais do Instituto Geológico (IG) entre pesquisadores e técnicos e em alguns casos, os trabalhos contaram com a parceria de outros profissionais de instituições de pesquisa e ensino.

O público presente foi cerca de 400 participantes da área de Geociências, entre pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação, além de profissionais de ensino.