sexta-feira, 10 de junho de 2016

Instituto Geológico realizou o 6º Seminário de Iniciação Científica PIBIC-IG


No dia 07 de junho de 2016 o Instituto Geológico (IG) realizou o “6º Seminário de Iniciação Científica PIBIC-IG” na Sede do IG, sito na Rua Joaquim Távora, 822, São Paulo.

Com uma visão multidisciplinar, o seminário teve uma temática moderna, atraindo profissionais, técnicos, professores, graduandos e o público em geral. No evento foram apresentados trabalhos científicos de atividades de pesquisa em Geociências dos bolsistas de iniciação científica dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica do IG (PIBIC ensino médio, e PIBIC ensino superior) que fomentaram debates sobre diversos temas das Geociências e Meio Ambiente.

Houve duas avaliações dos trabalhos apresentados, uma realizada por pesquisadores da instituição, e outra pelo público participante. Na avaliação do público, na modalidade Ensino Médio, ficou em primeiro lugar o trabalho intitulado: “MONITORAMENTO DO RISCO DE ESCORREGAMENTOS NO SERTÃO DO BAIRRO DA ENSEADA – UBATUBA (SP)” do bolsista Marcos Vinícius de Jesus Guimarães; e na modalidade Ensino Superior o trabalho premiado foi: “CONTAMINAÇÃO POR NITRATO E SUA RELAÇÃO COM O CRESCIMENTO URBANO NO SISTEMA AQUÍFERO BAURU, NA ÁREA URBANA DE MARÍLIA (SP)” do bolsista Guilherme Mascalchi de Figueiredo. Na avaliação dos pesquisadores, na modalidade Ensino Médio, ficou em primeiro lugar o trabalho intitulado: “O USO DE SIG NA CARACTERIZAÇÃO DE RISCOS GEODINÂMICOS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE UBATUBA, SP” do bolsista Maurício Santos de Jesus; e na modalidade Ensino Superior o trabalho premiado foi: “RELAÇÃO ENTRE O CLIMA URBANO E A INCIDÊNCIA DE DENGUE EM SÃO PAULO/SP E PORTO ALEGRE/RS NO ANO DE 2014” do bolsista Ricardo Brandolt.

Para Baixar os Resumos dos Trabalhos Apresentados: CLIQUE AQUI

O evento foi organizado pelo Comitê Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Geológico – PIBIC-IG. A Comissão Científica foi constituída pelos membros do Comitê.