quarta-feira, 6 de junho de 2018

Instituto Geológico realizou o 8º Seminário de Iniciação Científica PIBIC-IG

 Mesa de Debates
Orientadores com Bolsistas e Professores da E. E. Maestro Fabiano Lozano
Entrega de Certificados aos Bolsistas

No dia 29 de maio de 2018, o Instituto Geológico (IG) realizou o “8º Seminário de Iniciação Científica PIBIC-IG (8º SICIG)”, na sede da instituição. O seminário foi organizado pelo Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Geológico (PIBIC-IG).

A 8º edição do evento celebrou as comemorações dos dias do Geógrafo (29/05) e do Geólogo (30/05) e antecipou as comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Com uma visão multidisciplinar, o seminário teve uma temática moderna, atraindo profissionais da área de geociências, professores, estudantes e o público, em geral. Na ocasião, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas de Iniciação Científica, categorias Ensino Médio e Ensino Superior, que fomentaram debates sobre diversos temas na área de Geociências e Meio Ambiente.

A abertura do 8º SICIG foi realizada pela Diretora Geral do Instituto Geológico, Luciana Martin Rodrigues Ferreira, que ressaltou o importante papel da instituição na formação acadêmica dos bolsistas, lembrando que vários pesquisadores da instituição já foram bolsistas ou estagiários, anteriormente. Em seguida, a coordenadora do Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-IG), Claudia Varnier, apresentou o histórico deste programa, com enfoque na missão, números de bolsas concedidas e bolsistas contemplados, bem como as áreas de interesse. No final da apresentação, formou-se a mesa redonda, mediada pelo Dr. Ricardo Vedovello (IG), membro do Comitê PIBIC-IG e que contou, além da presença da Dra. Claudia Varnier (IG), do Dr. José Luiz Albuquerque Filho (IPT), membro do Comitê Externo PIBIC-IG, Wellington Henrique dos Santos, ex-bolsista PIBIC-IG (Ensino Superior) e Maurício Santos de Jesus, ex-bolsista PIBIC-IG (Ensino Médio). As discussões que se sucederam abordaram, sobretudo, a importância do programa na formação dos bolsistas, e como esta experiência possibilitou que eles se tornassem pessoas mais sensíveis à relação entre o homem e as ciências naturais, principalmente a geociências.

No total, foram apresentados 08 trabalhos. As quatro primeiras apresentações foram dos bolsistas do Ensino Médio, cujos temas abordados incluíram: georreferenciamento do acervo digital de fotografias aéreas do IG, nas regiões do Vale do Ribeira e Litoral Norte de São Paulo, uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) na prevenção de eventos geodinâmicos e totais pluviométricos em Ubatuba e inventário de desastres relacionados a eventos geodinâmicos no Estado de São Paulo. Os quatro últimos trabalhos foram proferidos pelos bolsistas do Ensino Superior, dos quais abordaram-se os seguintes temas: análise da expansão urbana em áreas suscetíveis em Mairiporã, reavaliação do mapeamento da geomorfologia cárstica nos planaltos Lajeado-Bombas e Furnas-Santana, no Vale do Ribeira, mineralogia de paleossolos do planalto de Monte Verde, Serra da Mantiqueira e o uso de aluminas ativadas e modificadas com manganês, no tratamento de águas com flúor.

CADERNO DE RESUMOS

Os trabalhos apresentados no âmbito deste evento serão, em breve, disponibilizados no Caderno de Resumos do 8º SICIG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário